- Published on
3 Idéias de Negócio que irão crescer após a pandemia
- Authors
- Name
- Lucas Couto
- @umdevempreende

3 Idéias de Negócio SaaS que irá crescer após a pandemia
Uma coisa é certa, o novo coronavírus é o responsável pela maior mudança nos modelos de negócio das últimas décadas. Embora uma transição para o trabalho remoto e o comércio eletrônico já estivesse em andamento, a pandemia fez essa mudança avançar com velocidade vertiginosa, forçando muitas empresas que não estavam de forma alguma preparadas. Não é segredo muitas empresas estão enfrentando sérias dificuldades durante esse processo.
Em uma pesquisa divulgada em abril, a seguradora Main Street America descobriu que dois terços das pequenas empresas teriam de fechar as portas se o Lockdown persistisse por cinco meses ou mais. Outros 30% das empresas indicaram que não conseguiriam sobreviver a um Lockdown de dois meses.
Isso não quer dizer que todas as indústrias tenham sofrido com a pandemia, veja bem.
Muitos negócios de software como serviço (SaaS), em particular, prosperaram no novo clima criado pelo COVID-19. Mesmo quando a pandemia eventualmente terminar, é provável que muitas dessas organizações continuem em seu momento atual, à medida que empresas e consumidores se voltam para o mundo digital em busca de suporte e entretenimento. Essas empresas em particular incluem:
- Plataformas de colaboração digital
- Telemedicina
- Jogos e mídia
Com isso em mente, aqui estão os detalhes de por que acreditamos que essas empresas de SaaS terão um desempenho incrivelmente bom em um mundo pós-COVID .
1. Plataformas de colaboração digital
O software Business to Business ( B2B ) é indiscutivelmente o maior vencedor da pandemia , uma tendência que provavelmente continuará à medida que o mundo gradualmente retorna a alguma aparência de normalidade.
Conforme mencionado, o COVID-19 forçou muitas organizações a mudar, quase da noite para o dia, de um escritório tradicional para uma força de trabalho remota totalmente distribuída . A maioria carecia da infraestrutura interna necessária para dar suporte a essa transição. Como resultado, eles se voltaram para ferramentas de colaboração digital .
Plataformas como Zoom, Slack, Uberconference, Clockify, Notion, Fuze, Quite, Microsoft SharePoint e Google Drive tiveram um grande aumento no uso nos últimos meses. O Zoom, em particular, viu o uso aumentar aproximadamente 300% nos primeiros dias de quarentena, de acordo com o analista Sterling Auty do JP Morgan . A Microsoft, por sua vez, mencionou em uma postagem no blog de março que viu um aumento de 775% nas ligações e reuniões no Microsoft Teams , sua plataforma de comunicação de negócios.
Embora o número de assinantes e o uso provavelmente diminuam pelo menos um pouco quando as pessoas começarem a voltar ao escritório, o trabalho remoto veio para ficar.
2. Telemedicina
A telemedicina não é exatamente um campo novo, nem as tecnologias subjacentes são particularmente revolucionárias. Durante anos, permitiu que indivíduos que viviam em regiões remotas tivessem acesso a conselhos médicos e diagnósticos que, de outra forma, não poderiam receber. Com os temores em torno da disseminação do COVID-19, no entanto, a telemedicina teve uma melhora ainda mais acentuada no uso do que o software de colaboração.
Em abril, por exemplo, o site de análise de software e serviços TrustRadius mediu o número de impressões que cada categoria SaaS recebeu desde o início da pandemia . A telemedicina liderou o grupo por uma margem enorme, observando um aumento de 613% no uso. Embora o site reconheça que esse crescimento acentuado provavelmente já atingiu seu pico, ele permanecerá uma ferramenta incrivelmente útil mesmo após o COVID .
3. Jogos e mídia
Não precisamos dizer quanto jogos online e serviços de streaming de mídia aumentaram em uso durante a pandemia. Você provavelmente já experimentou esse aumento em primeira mão, pelo menos em parte. Afinal, quando alguém está preso em sua própria casa, o que mais há a fazer senão encontrar consolo no entretenimento digital?
O analista e empresa de consultoria Deloitte previu no início da pandemia que os serviços de streaming de mídia se beneficiariam muito com a pandemia, observando vários aumentos significativos na visualização e no uso. A empresa multinacional de serviços financeiros JP Morgan, por sua vez, observou a crescente expansão do cenário de streaming em maio , com inúmeras novas plataformas de streaming chegando ao mercado. Os videogames também receberam uma menção na análise da empresa, com aumento do uso e aumento da visualização em plataformas de streaming como Twitch.
Adaptando ao novo
Os negócios de SaaS de todas as categorias provavelmente terão uma perspectiva positiva no futuro. Assim como qualquer organização que pode aproveitar o SaaS de maneira eficaz. Afinal, este software é um dos fatores impulsionadores da digitalização e continuará a apoiar nossa marcha em direção a um futuro virtual, mesmo quando a pandemia finalmente tiver passado.