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Como iniciar um negócio SaaS em 2021 (e conseguir seus primeiros clientes)

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Como iniciar um negócio SaaS em 2021 (e conseguir seus primeiros clientes)

Construir um negócio SaaS pode ser incrivelmente recompensador, mas não é fácil. Mesmo que você tenha uma ótima ideia e um produto fantástico, está cada vez mais difícil se destacar, ser notado e encontrar os primeiros clientes. A boa notícia é que, com a estratégia certa, isso pode ser feito.

Estabeleça uma base sólida para seu produto SaaS

Enquanto você está nos estágios iniciais de desenvolvimento do seu produto, é importante descobrir como a demanda do mercado pelo seu produto. Para fazer isso, você precisará conversar com as pessoas que estão diretamente ligadas ao nicho de mercado que você pretende alcançar.

Utilize suas redes sociais, envie alguns e-mails, conecte-se com pessoas no LinkedIn. O canal que você usa não é tão importante quanto sua abordagem. Em vez de argumentar com eles, peça conselhos e recomendações. Explique que você está trabalhando em um produto que pode ajuda-los, e que agradeceria se eles pudessem contribuir com conhecimento.

Em diversos produtos que desenvolvi ao longo dos anos, o facebook foi meu principal e fiel amigo. Através dele, me conectei com grupos específicos de profissionais das áreas em que pretendia lançar meus produtos. Lembre-se, eles possuem o conhecimento, então, seja humilde em sua abordagem, você precisa deles.

Busque sempre escalar

Conseguir os primeiros clientes é ótimo, mas logo você vai querer mais. Na minha experiência, a melhor maneira de ter um fluxo constante de clientes é estar no mesmo ambiente em que seus clientes estão.

O primeiro lugar a procurar é nas redes sociais. Poste perguntas no LinkedIn sobre o mercado que você está atendendo e os problemas que está resolvendo. Inicie conversas no Facebook. Torne-se um especialista no Quora e responda a perguntas relevantes para o seu produto.

A próxima coisa que você deve fazer é ingressar em várias comunidades, sejam elas no Facebook, Slack, Discord, Clubhouse ou em qualquer outro lugar onde as pessoas estejam se reunindo.

Além disso, participe de comunidades relacionadas ao mercado específico que você atende. Descubra onde está o seu público-alvo, junte-se a esses grupos e comece a conhecer pessoas.

Implementando uma estratégia de distribuição

Para aumentar a conscientização, em algum momento você precisará sair de sua zona de conforto e alcançar outras pessoas em seu mercado-alvo.

Graças a uma certa pandemia global, a mudança para a comunicação digital se acelerou muito. Para se destacar, você precisa ter um conhecimento sólido de como criar uma mensagem atraente para e-mails frios . Da mesma forma, você precisa estar confortável para pegar o telefone e fazer chamadas. Você não precisa fazer uma ligação fria para cem pessoas por dia, mas, para algumas pessoas, uma ligação é a melhor maneira de se conectar. Para outros, a mídia social é eficaz. Automatizar mensagens através do LinkedIn pode obter ótimos resultados (apenas tome cuidado com quem você usa - você não quer acabar sendo banido da plataforma!).

Esteja você criando consciência ou alcançando seu mercado-alvo, a chave é que você não vai falar sobre seu produto. Em vez disso, você está respondendo a perguntas e contribuindo para discussões em campos relacionados ao produto. Você é um especialista nesse campo (ou pelo menos deveria ser), então use essa experiência para construir autoridade e ganhar seguidores. Mesmo com seu alcance direto, você não deve ir com a venda difícil. Em vez disso, apresente-os ao produto e como ele pode fazer a diferença em suas vidas.

Considerações Finais

Com a base certa, encontrar seus primeiros clientes se torna muito mais fácil. No entanto, é importante que você trabalhe bem antes de planejar o lançamento do produto. É muito mais fácil fazer as pessoas falarem com você quando não há nenhum produto para comprar e elas sabem que não haverá um discurso de vendas.

Então, quando chegar a hora e seu produto estiver pronto, dê às pessoas que ajudaram você a lançar o produto gratuitamente por algumas semanas. Faça com que os usuários beta participem e use seus comentários para corrigir quaisquer bugs e identificar melhorias potenciais. Se o produto funcionar, esses usuários beta se tornarão seus primeiros clientes pagantes. Então, se você continuar a criar consciência e alcançar seu mercado-alvo com mensagens eficazes, logo desenvolverá um fluxo constante de clientes para seu produto SaaS.