DEV.EMPREENDEDOR
Published on

5 maneiras para se inspirar em idéias de negócios de sucesso e não ser uma cópia

Authors
Dog

Muitas pessoas estão focadas em ter uma idéia bilionária que irá mudar sua vida da noite pro dia. Isso é possível? Sim, porém, é muito difícil.

O que quase ninguém sabe, mas uma hack que grandes empreendedores adotaram ao criar seu negócio é que eles "copiaram" um negócio de sucesso já existente.

Entenda uma coisa. Ter uma idéia brilhante, não é tão importante quanto executar um projeto da maneira certa.

Inovar pela execução provavelmente vai lhe dar mais sucesso do que inovar por meio de uma ideia

Por isso, separei 5 maneiras de como copiar uma idéia de negócio de sucesso e ser original.

Escolha um modelo de negócio/estratégia de preços diferente

O mesmo produto/serviço pode gerar receita/lucro de diversas maneiras diferentes.

Onde uma empresa insiste em vender diretamente ao cliente, outra pode usar franqueados / afiliados. Empresas semelhantes podem preferir lojas físicas, enquanto você idealmente domina por meio do comércio eletrônico. Um SaaS pode monetizar por meio de preços baseados em assinatura, enquanto outro pode preferir seguir a rota freemium e monetizar com anúncios.

Foi assim que o Spotify teve sucesso. O Spotify não foi o primeiro a fazer streaming de música online. Serviços como iTunes e Napster já existiam antes. A diferença era que o Spotify usava um modelo de assinatura paga + publicidade para usuários gratuitos, enquanto pagava royalties e taxas de licença aos artistas / gravadoras em proporção ao número de ouvintes. Ao mesmo tempo, o iTunes estava oferecendo apenas compras definitivas de música e o Napster oferecia apenas assinaturas pagas (com um modelo de negócios legalmente questionável).

Use diferentes canais de marketing

Os canais de marketing são como seu público-alvo encontra sua oferta de produto / serviço. Nenhuma empresa pode dominar todos os canais. Portanto, sempre há uma oportunidade de pegar um negócio semelhante e comercializá-lo de uma maneira diferente. Se uma empresa obtém seus usuários principalmente por meio de anúncios do Facebook, experimente o marketing de conteúdo por meio de postagens em blogs e mídias sociais. Se estar na página 1 do Google é a principal fonte de leads, tente patrocinar eventos, clubes ou influenciadores.

Por exemplo, Gymshark não foi o primeiro a entrar no jogo de roupas de ginástica. Eles cresceram usando a mídia social e o marketing de influência para criar uma comunidade leal em torno de seus produtos. Em comparação com marcas como Nike e Adidas, que se concentraram em outros canais como anúncios de TV, lojas físicas e patrocínios esportivos, a Gymshark seguiu um caminho diferente e conseguiu criar uma marca de um bilhão de dólares em um mercado cheio de competição.

Foque em nichos menores

Muitas vezes, as grandes empresas atendem a grandes mercados, onde muitos clientes com necessidades diferentes usam o mesmo produto / serviço. Na maioria das vezes, você pode quebrar uma fatia de seu mercado para se concentrar em satisfazer um tipo de cliente melhor do que a empresa maior.

Existe um processo para isso. É chamado de posicionamento de segmentação por segmentação .

Primeiro, você segmenta o mercado em públicos mensuráveis, acessíveis e grandes o suficiente. Em seguida, você tem como alvo um segmento específico (ou nicho) do mercado no qual deseja se concentrar em servir com sua oferta de produto / serviço. Por fim, você determina como posicionará sua oferta no nicho ideal para vencer a concorrência ou torná-la irrelevante.

Se outra empresa oferece marketing digital para dentistas, você pode criar um nicho para fornecer gerenciamento de anúncios do Facebook para ortodontistas na Austrália. Da mesma forma, se você está competindo com um SaaS que fornece agendamento para 5 tipos diferentes de mídia social, você pode se especializar em Twitter (ou Instagram ou qualquer um dos outros).

Por nicho, sua proposta de valor é mais clara para o cliente-alvo do que uma abordagem única que uma empresa maior pode oferecer.

Observação - a redução de nichos (ou desagregação) funciona muito bem como estratégia de entrada no mercado, mas não como estratégia de expansão

Ofereça um pacote de ferramentas

De forma semelhante, você poderia combinar dois produtos / serviços menores, mas relacionados, em um para oferecer sinergicamente mais do que poderiam separadamente. Isso é conhecido como pacote - combinar várias ofertas menores em uma única e grande oferta para criar um valor percebido mais alto para o cliente.

Por exemplo, se uma loja de móveis encaminha os clientes a fontes externas de financiamento, você pode agrupar a venda de móveis e o financiamento como um serviço. Ou, se a indústria de fabricação de papel terceirizar a distribuição como padrão, considere combinar a fabricação e a distribuição em uma única oferta.

Observação - o empacotamento funciona muito bem como uma estratégia de expansão, mas não tanto como uma estratégia de entrada

Foque e aperfeiçoe uma ferramenta

Todos os conselhos desta postagem envolvem o aprimoramento de apenas um aspecto de um negócio existente para atender melhor seu cliente-alvo. Fazer apenas uma coisa melhor é o suficiente para as pessoas escolherem sua empresa em vez de outra.

Isso pode significar tornar seu produto / serviço mais fácil de usar, mais rápido, mais barato, oferecer melhor atendimento ou gerar melhores resultados entre uma variedade de outras coisas.

Para identificar onde uma empresa existente não está atendendo às demandas de seus clientes, consulte as avaliações dos clientes para identificar os problemas mais comentados. Outra forma é explorar as comunidades onde seu público-alvo se encontra (ou seja, grupos do Facebook, fóruns, eventos) e descobrir se as pessoas estão procurando recomendações / alternativas para produtos existentes.